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Consultoria de comunicação para artistas

Para tornar-se artista profissional e viver da própria arte, é fundamental ter algumas peças de comunicação bem executadas, tipo sua apresentação, biografia, seu portfólio, entre outras peças. 

Tudo precisa ter uma narrativa coerente e integrada, de forma que cada item reflita sua essência.

E você já sabe disso. É preciso tempo, dedicação e planejamento pra executar essas tarefas.

 

Eu preciso te dizer que eu sou artista e sei muito bem que nossa grande paixão é fazer arte!

Nem sempre estamos dispostos a parar para recolher as obras, escrever os textos, organizar tudo. 

Bate insegurança, a sensação de estar sempre atrasado(a) e às vezes uma certa preguiça. No fim, procrastinamos as tarefas que sabemos que precisam ser feitas e a carreira nunca ganha um aspecto profissional.

Mas calma.

Para colaborar com a profissionalização e com o desenvolvimento da carreira de artistas independentes, criei uma Consultoria de Comunicação que surge como uma solução para quem tem dificuldade em organizar, registrar e descrever os conteúdos de suas obras e promover seu próprio trabalho.

O que é uma consultoria de comunicação?
É a elaboração e a execução de um planejamento estratégico que conduz a construção da identidade visual e verbal que vão permear os materiais de apresentação do(a) artista, como sua biografia, seu currículo, portfólio, seu site, suas redes sociais e demais peças.

Para que serve?
Para que o(a) artista se sinta preparado e com mais chances de estabelecer sua presença no competitivo mercado de artes, municiado(a) de materiais de comunicação objetivos, bem estruturados  e bem apresentados.

 

Um trabalho conjunto.

A consultoria vai muito além de elaborar materiais de comunicação bonitos e textos bem escritos. Antes disso, artista e consultor passam por diálogos para alinhar ideias e expectativas.

Como funciona?
A consultora trabalha junto ao(à) artista para compreender sua história, levantar dados sobre as obras, diagnosticar necessidades em sua comunicação, alavancar pontos fortes de seu discurso e identificar temas relevantes para a apresentação de sua narrativa.

Etapas:

1. Plano de comunicação
Funciona como um mapa de orientação. Neste plano vamos elencar metas, públicos, linguagens, ações, ferramentas e objetivos a curto, médio e longo prazos. Além disso, estabelecemos um cronograma de trabalho com check-lists essenciais para cumprir as ações definidas.

2. Projeto de identidade visual
A criação do logotipo para um(a) artista é equivalente à sua assinatura numa obra. Faz parte do projeto a criação de um Manual de Identidade Visual que apresente as aplicações do logotipo, além de uma paleta de cores de apoio, tipografias e elementos visuais que irão acompanhar os materiais de divulgação digitais e impressos.

3. Criação de Textos
É fundamental que todos esses conteúdos que acompanham as apresentações do artista sejam escritos da forma correta, com tom e linguagem que transmitam a essência do trabalho artístico. São eles: biografia, minibiografia, currículo, declaração do artista e descritivo de  obras relevantes para o plano.

 

Sobre a consultora

Thais de Albuquerque é artista visual, designer gráfico e analista de marketing.

Educação

Comunicação Social com ênfase em Relações Públicas pela Faculdade Cásper Líbero.

15 anos de experiência em comunicação
com pequenas empresas, profissionais autônomos e terceiro setor, acumulando conhecimento suficiente para colaborar com o nascimento de pequenas marcas com grandes propósitos.

3 anos dedicada ao mercado de artes

Desde 2019 Thais vem se dedicando ao estudo mais profundo da arte contemporânea, do mercado de artes nacional e global. É pesquisadora independente, criadora de conteúdos sobre arte e colaboradora do maior portal de arte contemporânea do Brasil, o Arte Ref.

Gostei, quero um orçamento!

Obrigada! Seu orçamentochegará em breve.

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