top of page

Artista visual Stephan Doitschinoff dará palestra gratuita em Lençóis

O público poderá conhecer seus processos de criação e produção dia 29 de abril na Casa Afrânio Peixoto.

O artista visual Stephan Doitschinoff estará em Lençóis para oferecer uma palestra gratuita direcionada a artistas locais e todas as pessoas que têm interesse em saber mais sobre o universo das artes visuais e criação artística. O evento vai acontecer no auditório da Casa Afrânio Peixoto, no centro histórico de Lençóis.


A palestra “Stephan Doitschinoff: Pesquisa e Trajetória”

Nesse encontro, Stephan vai compartilhar alguns dos seus projetos, incluindo o processo de criação e produção, e o possível desdobramento na forma de uma série de trabalhos ou exposições. O evento será dividido em duas partes:


Parte 1 Stephan vai abrir os processos e códigos do seu trabalho, conduzindo o público em uma jornada desde o nascimento de uma obra (na forma de uma idéia), o trajeto que ela faz até ser transformada em um desenho, gravura, pintura, escultura, instalação, performance ou vídeo, além de comentar alguns dos principais símbolos, ícones e elementos do seu trabalho.


Parte 2 O artista conduz os participantes pelo percurso que a obra (e o artista) fazem para

além do atelier. Nesse estágio será abordado como se dá o relacionamento com o circuito e

mercado da arte contemporânea, e os diferentes caminhos possíveis para que um artista ou obra de arte circule em salões, editais, prêmios, galerias, museus ou coleções.



Considerando que hoje em dia uma das principais adversidades para aqueles que buscam trilhar uma carreira criativa é saber como organizar o espaço físico (atelier) e mental (rotina, disciplina e foco), vamos discutir técnicas e ferramentas para criar espaço mental e foco em um mundo cada vez mais acelerado.


Stephan e suas experiências em Lençóis

A história entre o processo criativo de Stephan e a cidade de Lençóis se entrelaça há anos. Entre 2006 e 2008 o artista fixou-se no pequeno município com menos de 5 mil habitantes no interior da Bahia, a fim de fazer uma imersão na cultura e na história local. Envolveu-se com moradores, ouviu suas histórias, pintou diversos murais pelas ruas, deu uma nova cara para a capela onde acontecem os velórios, além de pintar alguns túmulos do cemitério.

A experiência resultou no documentário “Temporal”, exibido no Masp em 2009, e também no livro Calma, lançado pela editora alemã Gestalten.



Depois desse projeto, aproveitando também que sua irmã vive na cidade, Stephan voltou à Chapada Diamantina e a Lençóis outras vezes, tanto para tirar férias quanto para criar. Em 2013 montou um atelier no bairro Alto das Estrelas e trouxe sua equipe para executar a série de obras que iriam compor suas exposições Fvtvrv e Três Mundos.


“Me sinto muito grato a Lençóis, uma cidade que me acolheu e me inspirou tanto. Pensando em retribuir e agradecer de alguma maneira tudo que a cidade me deu, e também me

reconectar com a cidade, pensei em fazer este encontro” comenta o artista.


Sobre o artista Stephan Doitschinoff

Stephan vive e trabalha em São Paulo. Desenvolve trabalhos no campo da pintura, escultura, vídeo, instalação e performance.

Artista revelação pela Associação Paulista de Críticos de Arte, realizou suas principais exposições em espaços institucionais como o “Irish Museum of Modern Art” (IMMA, Irlanda), “Museum of Contemporary Art San Diego” (MCASD, Estados Unidos), “Fondation Cartier” (França), Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), Museu de Arte de São Paulo (MASP), Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Museu Afro Brasil (MAB) e na XXII Bienal Internacional de Curitiba.


Doitschinoff tem dois livros publicados pela editora alemã Gestalten; CALMA: The Art of Stephan Doitschinoff (2008) e CRAS (2012).

Possui obras em importantes coleções particulares como a Isabel and Agustín Coppel Collection (México), além de coleções públicas como o Museu de Arte Moderna da Bahia - MAM-BA, e o Irish Museum of Modern Art – IMMA (Dublin, Irlanda).


Stephan foi professor do programa Igual Diferente, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, além de ministrar cursos e palestras em universidades e museus como a Fundação Armando Alvares Penteado - FAAP (São Paulo), Faculdade de Belas Artes (Lisboa, Portugal), Kiev Design Center (Ucrânia) e Prague College (República Checa), Museu de Arte de São Paulo - MASP e o Irish Museum of Modern Art - IMMA (Dublin, Irlanda).


Serviço

Palestra STEPHAN DOITSCHINOFF: Pesquisa e Trajetória

Data: 29/04/23

Horário: 18h

Local: Auditório da Casa Afrânio Peixoto. Praça do Rosário, centro histórico de Lençóis - BA

Entrada gratuita. Produção: Thais de Albuquerque Apoio: Casa Afrânio Peixoto e Restaurante Cozinha Aberta




Commentaires


bottom of page