top of page

Exposição imersiva de Frida Kahlo: vale a pena visitar?

A exposição imersiva "Frida Kahlo - A Vida de um Ícone" desembarcou no Brasil em 04 de outubro no Salvador Shopping. A capital baiana é a primeira a receber a mostra internacional que nasceu na Espanha e, após grande sucesso em Barcelona, percorre o mundo visitando Europa, América do Norte e América Latina.

A visita à exposição pode ser considerada um passeio de entretenimento, onde o público é convidado a se aprofundar na biografia da artista, que além de ser famosa pela relevância de seu trabalho artístico, é também reconhecida por sua história de vida.


Foto: Divulgação

Por meio de recursos que envolvem os sentidos do espectador como textos, fotografias, vídeos e instalações, as peculiaridades da história pessoal e artística de Frida são reveladas em 10 ambientes montados em 2 mil metros quadrados com cenografia, iluminação, sonorização e projeções impecáveis. A visita dura, em média, 90 minutos e encanta pessoas de todas as idades.

Exposição Frida Kahlo - A Vida de um Ícone

Para introduzir o público no universo da artista, a experiência começa por um caminho com diversos painéis com textos e fotos da vida de Frida, como sua infância, sua família, seus amores e muitas curiosidades.


Foto: Thais de Albuquerque

Uma sala com um imenso altar carregado de elementos da cultura mexicana é um espanto pela elaboração, riqueza de detalhes e composição de cores. Impossível passar por ali sem fotografar muito. Aliás, a exposição é repleta de "pontos instagramáveis".


Foto: Thais de Albuquerque

Uma sala com um imenso altar carregado de elementos da cultura mexicana é um espanto pela elaboração, riqueza de detalhes e composição de cores. Impossível passar por ali sem fotografar muito. Aliás, a exposição é repleta de "pontos instagramáveis".


Foto: Thais de Albuquerque

“La Rosita” reproduz o ambiente onde ela dava aulas de pintura. Nesse lugar - de uma cenografia muito, muito bem feita - o visitante pode colorir ilustrações da Frida e depois ver seu desenho projetado num telão. Uma pena que o material de pintura disponibilizado seja giz de cera escolar.


Foto: Thais de Albuquerque

Concebido para ser o salão principal da mostra, “Universo de Frida” propõe uma viagem sensorial em mil quadrados de telas projetáveis onde o espectador se mistura às paredes e ao chão.

Foto: Thais de Albuquerque

A última experiência fica por conta de uma viagem opcional (e paga à parte) pela Casa Azul, onde Frida viveu, por meio de realidade virtual.

Para finalizar tem uma lojinha com camisetas, canecas e outros suvenires pra quem quiser levar uma lembrança da experiência pra casa.


Exposições imersivas

De uns anos para cá, as exposições imersivas ganharam espaço entre as agendas de exposições convencionais. A aposta principal é incluir mostras de arte a outras formas de entretenimento e espetáculos que aproveitam os recursos da tecnologia atual para divertir todos os públicos.


Opinião

Como dito antes, a produção da mostra é tecnicamente impecável e as expressões satisfeitas estão estampadas no rosto de todos, na saída. A sala que mais me encantou foi a que reproduz os vestidos usados pela artista. São seis modelos que refletem uma das características de Frida Kahlo que mais me impressiona: sua construção de imagem e narrativa.


Foto: Thais de Albuquerque

"Frida sabia ser única. Muito antes do marketing falar sobre imagem de marca, ela fez de seus trajes tradicionais, sobrancelhas e bigodes sinais muito sedutores de autoconfiança e os transformou em uma identidade forte o bastante para evocá-la com um único traço. Como se fosse um logotipo." Trecho de um painel informativo da exposição.

A exposição fica em cartaz em Salvador até dezembro e em 2023 parte para São Paulo, com local e data ainda a serem definidos, além de outros destinos nacionais.


 

Serviço

Exposição imersiva de Frida Kahlo - A Vida de um Ícone Onde: Salvador Shopping, Salvador – BA Local: Avenida Tancredo Neves, 3133 – Caminho das Árvores Quando: de 05/10 a 04/12. Horários: Segunda a sábado, das 10h às 21h // Domingo das 10h às 20h Ingressos aqui.


 

Agradecimentos: Jamil Moreira Castro (Assessoria de Imprensa Salvador - Como Comunicação) Larissa Barreto (Assessoria de Comunicação Salvador Shopping)


 

214 visualizações0 comentário

ความคิดเห็น


bottom of page