top of page

Mona Lisa é atacada com uma torta por visitante no Louvre

Ontem, dia 29 de maio de 2022, visitantes do Louvre ficaram estarrecidos ao presenciar um ataque à obra de arte mais famosa do mundo, a Mona Lisa - ou La Gioconda - de Leonardo DaVinci.





O horário de visitação do museu do Louvre já estava perto do fim quando uma pessoa sentada em uma cadeira de rodas se levantou e arremessou uma torta na Mona Lisa. Segundo testemunhas, tratava-se de um homem disfarçado de idosa usando peruca, cachecol e batom vermelho.


Em seguida, o homem jogou um buquê de rosas para o alto enquanto gritava “Pense na Terra. As pessoas estão no processo de destruir a Terra!”. O homem, que se diz artista e ativista das mudanças climáticas, disse ter feito o ataque à Mona Lisa em protesto. “Artistas pensam sobre a Terra, é por isso que eu fiz isso. Pense no planeta!” gritava o homem, enquanto era carregado por seguranças.




Segundo visitantes que presenciaram o ocorrido, tanto os seguranças quanto a administração do Louvre agiram rapidamente e após conduzir o homem voltaram ao local para limpar a obra enquanto o público atônito assistia e registrava toda a ação.


Felizmente, o quadro não sofreu nenhum dano, pois a Mona Lisa é protegida por uma tela de vidro à prova de balas, afinal, não é a primeira vez que ela é alvo de ataques.





Em 2011, uma mulher russa jogou uma xícara de chá na pintura depois de ter sido recusada a cidadania francesa e o vidro protetor foi danificado.


Em 1956, um vândalo arremessou ácido sobre ela durante sua exibição em um museu em Montauban. Nesta ocasião, a parte inferior da pintura sofreu danos consideráveis, mas foi restaurada e desde então foi exibida atrás de uma capa protetora.


Mona Lisa, hoje com 519 anos, passa o ano todo protegida pela película à prova de balas, que é removida somente uma vez por ano para que especialistas examinem sua condição.


2 visualizações0 comentário
bottom of page