top of page

Do que se trata o livro Um Defeito de Cor?

O livro Um Defeito de Cor é um acontecimento na literatura contemporânea brasileira. O livro conta a história de uma africana idosa, cega e à beira da morte, que viaja da África para o Brasil em busca do filho perdido há décadas. Ao longo da travessia, ela vai contando sua vida, marcada por mortes, violência e escravidão. Inserido em um contexto histórico importante na formação do povo brasileiro e narrado de uma maneira original e pungente, os fatos históricos estão imersos no cotidiano e na vida dos personagens. Um Defeito de Cor, de Ana Maria Gonçalves, é um belo romance histórico, de leitura voraz, que prende a atenção do leitor da primeira às últimas das suas 952 páginas.



Escritora Ana Maria Gonçalves, autora da obra Um Defeito de Cor

Lançada em 2006, para muitos, a obra é muito mais que um romance: é sim um potente um registro historiográfico brasileiro. Ou, ainda, um verdadeiro clássico sobre as nossas origens africanas. Segundo a jornalista Keyti Souza, do portal Negrê, a autora "escreveu um livro de ficção que não nos poupa dos acontecimentos reais e se baseia em várias referências históricas". Foram cinco anos de escrita: sendo dois anos de pesquisa, um ano para escrita e mais dois anos para reescrita e revisão.

"‘Um Defeito de Cor’ é a história da luta preta no Brasil incorporada em uma mulher que enfrentou os maiores desafios imagináveis pra continuar viva e preservar suas heranças e raízes", explicou a autora do livro Ana Maria Gonçalves em entrevista ao G1. "A história de uma mãe, heroína, filha de África, que pariu a liberdade dessa nação."


Livro Um Defeito de Cor inspira exposição no MAR


Entre setembro de 2022 e agosto de 2023, o MAR (Museu de Arte do Rio) teve como exposição principal, uma interpretação do livro e atraiu cerca de 100 mil visitantes. A mostra coletiva feita pelos curadores Amanda Bonan, Marcelo Campos e pela própria autora reuniu 400 obras entre desenhos, pinturas, vídeos, esculturas e instalações de mais de 100 artistas de localidades, como Rio de Janeiro, Bahia, Maranhão e até mesmo do continente africano, em sua maioria negros e negras, principalmente mulheres.



Exposição Um Defeito de Cor no Museu de Arte do Rio, inspirado no romance de Ana Maria Gonçalves


Além disso, a exposição tem obras inéditas de Kwaku Ananse Kintê, Kika Carvalho, Antonio Oloxedê, Goya Lopes, produzidas especialmente para homenagear o livro.



Exposição Um Defeito de Cor no Museu de Arte do Rio, inspirado no romance de Ana Maria Gonçalves


Nomes importantes da arte contemporânea brasileira como Rosana Paulino, Silvana Mendes, Ayrson Heráclito, Nadya Taquary e Aline Arroyo participaram da Coletiva.



Escultura da artista Nadya Taquari na exposição Um Defeito de Cor


Livro Um Defeito de Cor inspira samba-enredo da Portela

O samba-enredo de 2024 da Portela também foi inspirado no romance de Ana Maria Gonçalves, tornando a obra a mais procurada no Brasil, ocupando o primeiro lugar de obras mais vendidas da Amazon.



Desfile da Portela no Carnaval de 2024


No desfile da escola de samba que passou pela Sapucaí na madrugada de terça-feira (13.02), Luis Gama - personagem histórico do livro - foi representado por Lázaro Ramos, Paulo Vieira, o ministro Silvio de Almeida, mestre Nilo Sérgio e Thiago Caetano.



Lázaro Ramos e Taís Araújo no desfile da Portela no Carnaval de 2024



Atriz Taís Araújo com o livro de Ana Maria Gonçalves no desfile da Portela no Carnaval de 2024

Durante o desfile, Taís Araújo segurou o livro enquanto cruzava a Sapucaí. Em seu Instagram, ela escreveu: “Ontem foi uma verdadeira maratona! Mas também foi uma explosão de amor, homenagens e cultura no maior espetáculo audiovisual do planeta. Obrigada Portela pelo convite de estar na avenida ajudando a contar essa história a altura de sua importância para o país. ‘Um defeito de cor’ de Ana Maria Gonçalves é um fenômeno premiadíssimo e hoje dispara entre os mais vendidos do país provando que, não há dúvidas sobre a importância do carnaval na cultura e imaginário popular”.



1 visualização0 comentário

Comments


bottom of page